quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Trick or treat? Travessuras ou gostosuras?

A equipe Kits in the Box acredita em Faz de Conta, Contos de Fadas e porque não nas bruxas??? Em um mundo tão globalizado como o nosso, não custa nada aprender um pouco mais e explicar aos nossos pequenos algo sobre a cultura de outros povos! Assim, fizemos uma pesquisa sobre o assunto e colocamos aqui para vocês!

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano, no dia 31 de outubro, véspera do dia de todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.


A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

"Trick-or-treat" é uma atividade infantil típica do Halloween, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguariais (geralmente doces) através da pergunta "trick or treat"?, em inglês, e gostosuras ou travessuras?, em português. Esta atividade é uma das principais tradições do Halloween. É socialmente importante para uma pessoa que viva em um bairro com crianças, a compra de doces em época do Halloween. A atividade é popular nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Irlanda. Nos Estados Unidos é comum a troca não só de guloseimas, mas também de presentes entre os amigos na noite de Halloween.

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar).  Se as pessoas responderem "doce" elas oferecem doces às crianças...se disserem "travessura" as crianças assustam-nas com máscaras, ou fazendo travessuras como encher a frente da casa com papel higiênico e sprays de espuma colorida. É equivalente ao Pão-por-Deus que tem lugar no Dia de Todos-os-Santos. Nos tempos medievais, uma prática popular do Dia de Finados era fazer "soul cakes" ou "bolos das almas", sobremesas de massa simples com uma cobertura de groselha. Em uma fantasia chamada "souling" (referente à alma), as crianças iam de porta em porta pedir bolo, o que é muito parecido com o que as crianças de hoje fazem, dizendo "travessuras ou gostosuras". Para cada bolinho que a criança ganhava, ela tinha que fazer uma oração para os familiares mortos da pessoa que lhe deu o bolo. Essas orações ajudariam os familiares a encontrar seus caminhos para sair do purgatório até o céu.

Há também algumas evidências de atividades do tipo "travessuras ou gostosuras" na tradição Celta original. Os historiadores dizem que os Celtas vestiam fantasias demoníacas e desfilavam pela cidade a fim de mandar embora os espíritos vagantes. Além disso, as crianças Celtas caminhavam de porta em porta recolhendo lenha para uma fogueira comunitária gigante. Uma vez que a fogueira estivesse queimando, os farristas acabavam com todas as outras fogueiras da vila. Então eles reacendiam cada fogueira com uma chama da fogueira de Samhain, como um símbolo da ligação entre as pessoas.

Maletinha com gostosuras! Trick or treat?

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.


Alguns significados simbólicos:
Abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria
Vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
Caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
Vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
As moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
A aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
O morcego - simboliza a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
O sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
Gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso.

Créditos:
Desmascarando o Halloween - Autor: Manoel, Batista, PB
Folha de São Paulo
Guia dos curiosos http://www.guiadoscuriosos.com.br/
http://www.history.com/topics/halloween



Visite e curta a nossa Fanpage no Facebook, e fique por dentro das nossas novidades:


kitsinthebox@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário